Pular para o conteúdo principal

Ser mulher

Andando na plataforma
de maneira desconfiada
com um olho nas minhas costas
com o outro na cara fechada
me sentindo uma gladiadora
na cova com muitos leões
uma vida tão reveladora
me ensinou várias lições

Hoje eu não tenho mais medo
não me assusta a testosterona
eu já fui pavor e segredo
hoje deixo vir tudo a tona

Eu ando nessas ruas e becos
paço pontes e enfrento vagões
olho firme e não esmoreço
olho feio e julgo os machões

Tenho todo um discurso pronto
tudo o que eu devia falar
se aparece na frente um desses
querendo desrespeitar

Isso é um triste produto
de uma história muito antiga
um mundo que cria vilãs
desunidas e falsas amigas

Todas tão reclusas e santas
todas tão sozinhas feridas
dividindo o mesmo chão
indagando os porquês da vida

Ser mulher, ser luta e ser dor,
ser assim  desprotegida
Eu não sei bater, não sei por
um soco na cara inimiga

Mas sei tão bem esconder,
sei fingir e fechar as pernas
Eu sei ler e escrever
mil mentiras na minha testa

Sei gemer sem gozar ou querer
sei sofrer e me orgulhar
Me convenço que a culpa sou eu
que sou boa se eu pena

Tudo isso eu deixo pra trás
hoje eu é quem faz o caminho
não se a treva, meu caro rapaz
a me zuar se tiver sozinho

Assim como a grande Walesca
eu sou tiro, porrada e sou bomba
se comigo, com alguma parceira
eu me aprumo e ponho na conta

Do machismo zuado, escroto
que já fez tanto mal pra mim.
Hoje eu durmo pronta pra guerra,
eu te juro, eu não era assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor materno a primeira vista

Eu não amei minha filha assim que a vi. Tinha acabado de passar por horas de trabalho de parto e sabia que aquilo não era nem o começo. Eu estava aliviada, eu estava com medo, eu estava curiosa, mas não sentia amor. E por que haveria de amar? Eu quando vejo uma planta na rua não amo. Admiro a beleza, celebro a vida, mas não amo. O amor se constrói, se revela nas coisas vividas. Assim como quem passa a amar seu jardim conforme as flores brotam, eu descubro todo dia uma cor nova nessa aventura que é viver ao lado da Serena. Eu amo muito ela hoje, amo muito mais que ontem, certamente amarei muito mais amanhã. Ela mudou minha vida e me deu uma porção de coisas valiosas, eu sinto saudade, eu acho graça, me surpreendo, tenho coragem e fé. Tudo isso que não veio no primeiro olhar, que vem se construindo no tempo da nossa relação honesta e profundamente. Não seria razoável me culpar por isso.

Depois que ela se foi

Foi conversado, foi acordado, foi consciente. Os dois sabiam em que se meteriam daí pra frente. Ia ter choro, peito apertado e lembrança insistente. Ia dar medo, ia dar raiva e deixar descontente. Mas foi assim. Tinha de ser. Ou era isso que eles pensavam. E o pior é que depois que ela se foi e parou e pensou..Ele sabia que não ia ser mais fácil, nunca é fácil, de jeito nenhum, nem desse nem de outro. Porque é amor. Ele sabia que ela encantava as pessoas, ele lembrava de quando foi fisgado, ele sabia que o jeito que era dela, só dela e de fato dela ia encantar outros corações... E ele que nunca entendeu direito o porquê de ser seu escolhido, que sempre imaginava qual seria a lógica das escolhas dela, que só agradecia por tê-la por perto não conseguia imaginar se ela se encantaria por outro alguém. Ele sofria. Na verdade ele sabia. Ela sempre amava tudo. Ela sempre dava uma chance para que se mostrasse o lado bom. Droga! ela já devia estar pronta para mostrar todo seu mundo pa

Ofusca, fisga e fere.

A vida ainda seguia depois da tempestade e era hora de encarar a nova realidade tudo estava meio novo e diferente mas os ares que sopravam deixavam o passado mais presente o fato foi se consumando e de repente não era mais de uma forma ou de outra ia ter de ficar para trás e num momento inesperado cheio de superação surgiu no meio escuro uma ponta de iluminação Luz daquelas que doem os olhos, luz que ofusca e fisga fundo, luz que é lume e também é breu, luz que confunde Deus e o mundo. O mundo ainda gira, as coisas se encaminham e o passado, se não é mais passado, continua a influenciar. A gente sempre pira, mas pedras nos ensinam que se elas estão na passagem é porque a gente é quem tem que as tirar.